O projeto “Mobilizando Para Uma Nova Economia”, cujo lema é “Solidariedade e Participação Comunitária como Instrumento de Inclusão Social e Inserção Econômica,” chega ao Grande Bom Jardim com o objetivo de promover o protagonismo social, contribuir para o desenvolvimento local sustentável solidário e ressocializar os egressos e assistidos do sistema prisional, com abrangência também, aos seus familiares. Com isso, o projeto busca ser um instrumento de geração de trabalho e renda, através da criação de Empreendimentos Econômicos Solidários como cooperativas e associações produtivas, priorizando os moradores do Grande Bom Jardim, representado pelos bairros Bom Jardim, Granja Portugal, Granja Lisboa, Siqueira e Canidezinho
Além disso, o Projeto está inserido na estratégia do Território de Paz do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, que visa modificar o cenário marcado pelos conflitos violentos no território. Para isso, serão utilizadas estratégias comunitárias de amplitude na prevenção contra as ações violentas e na diminuição da criminalidade. Este processo será realizado, através dos 20 Agentes de Desenvolvimento Solidário que irão atuar, principalmente, no mapeamento do público-alvo, acompanhamento os grupos produtivos e assessorando Empreendimentos Solidários já existentes.
Essa é uma iniciativa executada pela Ocisp Tercon Brasil, numa promoção do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES e do Ministério da Justiça, no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, que estará lançando nesta quinta-feira, 05, às 16h, na Pça. Santa Cecília – Rua: Virgílio Nogueira, s/n – Bom Jardim – Fortaleza – CE; oficialmente o Projeto.
Na ocasião, será realizada também a “Tarde Solidária”, marcada pelo encerramento e culminância do Projeto Mulheres em Ação, entrega dos certificados das Mulheres da Paz do Bom Jardim e cadastros de jovens para projetos futuros. Além das apresentações culturais e prestação de serviços à comunidade como corte de cabelo, verificação da pressão e glicemia, orientação do Conselho Tutelar, orientação jurídica e massoterapia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário