terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mobilizando Para Uma Nova Economia é lançado oficialmente no Grande Bom Jardim



Indyra Tomaz

Com música, alegria, entrega de certificados e uma diversidade de serviços para população. Foi assim que o Grande Bom Jardim recebeu, nesta quinta-feira, 05, o projeto Mobilizando Para Uma Nova Economia, na Tarde Solidária.
O projeto é uma iniciativa executada pela Ocisp Tercon Brasil, numa promoção do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES e do Ministério da Justiça, no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Ele tem como objetivo promover o protagonismo social, contribuir para o desenvolvimento local sustentável solidário e ressocializar os egressos e assistidos do sistema prisional, com abrangência também, aos seus familiares.
A Tarde Solidária, que teve início às 14h e seguiu por à tarde, levou moradores e autoridades a participar, discutir e integrar nos debates sobre segurança pública, na perspectiva de geração de trabalho e renda para egressos do sistema prisional e seus familiares, através dos valores e práticas da Economia Solidária.
Entre os representantes do Poder Público, esteve o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Monteiro, que caracterizou o início do Mobilizando Para Uma Nova Economia no Grande Bom Jardim, como uma forma de melhorar ainda mais a condição da economia local. “Quando o cidadão tem renda, tem como sustentar a família, ele não parte para o crime”, acrescentou Monteiro.
No local, esteve presente também o secretário da Regional V, Récio Ellery, responsável pela área do Grande Bom Jardim, que destacou em sua fala o baixo índice de violência no território no mês de julho, referente a homicídios. Segundo o Ellery, em comparação com mês de julho do ano passado, houve uma redução de 10% no número de homicídios na região. A redução nos índices de violência, de acordo com o secretário Roberto Monteiro, “é resultado do trabalho de formiguinha feito no Território de Paz.”

Outros Projetos e Serviços

Além do lançamento do projeto Mobilizando para Uma Nova Economia, a Tarde Solidária na Pça. Santa Cecília, no Bom Jardim, foi palco do encerramento e da culminância do projeto Mulheres em Ação, a entrega dos certificados das Mulheres da Paz do Bom Jardim e os cadastros de jovens para projetos futuros no território.
Os moradores do Território de Paz, assim como os visitantes na Tarde Solidária, contaram também com serviços de corte de cabelo, massoterapia, atendimento do Conselho Tutelar e Jurídico e oficina de inclusão digital. Além da venda de produtos dos Empreendimentos Econômicos Solidários das Mulheres Em Ação e apresentações culturais.
Estiveram também na Tarde Solidária e no lançamento do Projeto, o diretor da Tercon Brasil, Airton Felix Junior; a articuladora do comitê do Pronasci Ceará, Mariana Abreu; o vereador Ronivaldo Maia; Mirtes Mota, em representação do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Papito de Oliveira e Lúcia Bertini, representando o presidente José Arimá Rocha, da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário