quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Agentes de desenvolvimento solidário participam do primeiro módulo de capacitação em Economia Solidária



Indyra Tomaz

Os agentes de desenvolvimento solidário, integrados ao projeto Mobilizando Para Uma Nova Economia, participaram durante os dias 25,26 e 30 últimos, da Capacitação em Economia Solidária – Modulo I, na Fundação de Desenvolvimento Socioeconômico Solidário – Fundesol, no Bom Mix, Canidezinho.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Projeto, Patrícia Sampaio, a capacitação faz parte do cronograma de atividades do Projeto. Além disso, visa ampliar os conhecimentos dos agentes em Economia Solidária, assim como, criar um espaço para tirar dúvidas sobre a aplicação dos questionários de mapeamento das entidades e empreendimentos econômicos solidários do Grande Bom Jardim, que está sendo realizado pelos agentes.

A Capacitação aconteceu em quatro momentos. O primeiro abordou os conceitos e características gerais e contextualização histórica no Brasil da Economia Solidária - Ecosol. O segundo definiu e apontou as formas de organização da Ecosol, através da conceituação dos Empreendimentos Econômicos Solidários – EES. Em seguida, no terceiro momento, foram colocados os significados e os objetivos das entidades de apoio, assessoria e fomento à Economia Solidária. E por fim, as instâncias de estruturação e organizações da Ecosol no Brasil.

O primeiro e o segundo momentos, realizados nos dias 25 e 26, ficaram sob a responsabilidade do professor doutor Aécio Alves, atuante dos pensamentos econômicos marxista, do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará – UFC, que debateu com os agentes os princípios da Economia Solidária, a partir de organizações econômicas coletivas de geração de renda e trabalho.

De acordo com o professor, o processo de formação foi um momento de heterogeneidade do grupo em termos de conhecimento, de vivências, de vidas, de experiências, que possibilitou, através das diferenças, capacitar os agentes para desenvolver um bom trabalho com os jovens egressos do sistema prisional e/ou seus familiares, público-alvo do Mobilizando Para Uma Nova Economia.

O encerramento da capacitação foi realizado na tarde do dia 30, pela economista Júlia Kilme, com aplicação da dinâmica “Não deixe a bola cair”, discussões reflexivas, exposição de slides e vídeo institucional “Uma Outra Economia Acontece”, da Secretaria Nacional de Economia Solidária – Senaes.

“Foi um encontro bastante agradável e proveitoso propiciado pelos agentes, dada sua disposição em participar de todas as atividades propostas, de participar ativamente das discussões, fazendo com que houvesse uma construção coletiva dos temas abordados,” declarou Júlia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário