terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mobilizando capacita agentes na temática de ressocialização

Por Indyra Tomaz

Começa nesta terça-feira, 5, a Capacitação em Ressocialização para os agentes de desenvolvimento solidário, integrantes do projeto Mobilizando Para Uma Nova Economia. A Capacitação será realizada no hotel Amuarama, sob a discussão das temáticas de Juventude, Violência e Segurança Cidadã, assim como, perspectivas da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASI, órgãos responsáveis pela mobilização do Projeto no Território de Paz do Grande Bom Jardim e abordagem metodológica e reflexiva da construção do preconceito.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Patrícia Sampaio, o momento tem como objetivo instigar os agentes para que eles possam compreender o universo do público-alvo do projeto – egressos do sistema prisional e/ou seus familiares -, conhecer seus anseios, suas expectativas, para que as experiências e vivências compartilhadas na semana de capacitação, permitam a construção de caminhos metodológicos para alcançar e sensibilizar esses jovens que estão beirando a marginalidade.

Pela manhã, o professor doutor Leonardo Damaceno Sá, pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência – LEV/UFC, iniciou as atividades do dia convidando os agentes a “desorganizar para organizar”. O professor , a partir de um incentivo de inversão, propôs um trabalho de pensamento e atitudes com o objetivo de buscar mudança no meio em que está construída a imagem de marginalização de uma determinada comunidade . Para isso, o professor fez um momento de apresentação do grupo, onde foi colocada a problematização de preconceitos existentes em relação aos jovens de periferia como juventude marginalizada e invisível, a relação polícia -comunidade, a estrutura familiar, entre outros temas relacionados ao processo de ressocialização.

Na sequência, o educador popular e professor de fotografia da ONG ServiLuz Sem Fronteiras, Elitiel Guedes deu continuidade ao dia sob a temática de Micro Redes: abordagem metodológica, onde abordou a valorização da comunidade a partir da ampliação de comunicação entre os moradores , o meio social em que eles vivem e o mundo externo.

A Capacitação seguirá durante toda a semana. Amanhã, os agentes participarão do momento “Vivências no Território de Paz” com falas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania Fortaleza de Paz – PRONASCI, através dos articuladores estaduais Mariana Abreu e Erivan ; e do projeto Fortaleza de Paz, da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, através colaboradores Edson Alves e Lúcia Bertinni.

Na quinta, 7, a psicóloga Tetis Flacon, sob o tema Preconceito aos Egressos: O papel dos agentes na construção do olhar do outro irá trabalhar a conceituação do preconceito na formação dos indivíduos, na perspectiva da construção de como cada agente se vê como mobilizador do processo de ressocialização do público-alvo, assim como, sensibilizá-los a conhecer o universo do egresso e dos seus familiares.

Para fechar a semana, com o tema Janela da Vida, o artista plástico, poeta, escritor e egresso do Sistema Prisional, Edilson Rocha conversará sobre o processo de transformação social, vivido por ele antes e durante o período em que ele teve à privação de sua liberdade.

Um comentário:

  1. eu adorei esa capaçitação foi bem elaborada com facilitadores que abriram nossos olhos pra ver-mos que temos que vencer essas dificuldades que iremos encontrar no caminho para com esses jovens

    ResponderExcluir