Por Indyra Tomaz
Janela da vida, como foi nomeado o momento do depoimento do escritor, poeta e artista plástico Edilson Rocha, finalizou, no dia 8 de outubro, a semana de Capacitação em Ressocialização para agentes de desenvolvimento solidário, do projeto Mobilizando para Uma Nova Economia.
Tal momento foi marcado pela fala emocionada de Rocha, egresso do sistema prisional, que relatou a sua infância em Beberibe (interior do Ceará), a chegada em Fortaleza até o seu envolvimento com o mundo do crime. Além do período vivido por ele na penitenciária de Feira de Santana na Bahia, a ressocialização ainda durante o período de cárcere e a reintegração social através da poesia, escrita e do trabalho com a pintura.
Em seguida, Edilson Rocha sorteou e autografou os livros “Psicose Carcerária” e “Por amor a liberdade” escritos, respectivamente, durante o período em que estava privado de liberdade, onde descreve a sua rotina na penitenciária; suas atitudes que, segundo seus colegas de cárcere, consideravam que Rocha estava enlouquecendo e ficando psicótico, daí o nome do seu primeiro livro. E o segundo, que fala do menino Edilson que saiu do interior do Ceará aos 13 anos, até o homem que se reintegra à sociedade depois do cárcere.
Avaliação
Além do relato de Edilson Rocha, a semana foi encerrada com depoimentos dos agentes de desenvolvimento solidário e da equipe que coordenada o Projeto, onde expuseram avaliações da semana e dos conhecimentos adquiridos. Além da construção de estratégias de abordagem para o trabalho com os egressos do sistema prisional e/ou seus familiares, moradores do Território de Paz do Grande Bom Jardim, público-alvo do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário