segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Mobilizando inicia 2ª etapa com oficinas de Geração de Trabalho e Renda no Território de Paz


Por Indyra Tomaz

O projeto Mobilizando Para uma Nova Economia inicia a segunda etapa de suas atividades, que caracteriza o contato direto com os com jovens em conflito com lei, egressos do Sistema Prisional e/ou seus familiares, moradores do Território de Paz do Grande Bom Jardim, através da efetivação de cinco oficinas, simultaneamente, realizadas na Granja Portugal, Granja Lisboa, no Bom Jardim, Canindezinho e no Siqueira, no período de 06 a 11 de dezembro, sob a perspectiva de Geração de Trabalho e Renda com valores na Economia Soldaria - Ecosol.

As oficinas têm como objetivo oferecer aos jovens o conhecimento necessário e a oportunidade, a partir das habilidades de cada participante, para gerir os seus próprios Empreendimentos Econômicos Solidários – EES e promover a integração dos egressos e assistidos do Sistema Prisional que residem na área do Grande Bom Jardim, com o desenvolvimento econômico local. Durante a semana, os participantes serão capacitados nas temáticas de Economia Solidária - 6h/a, Gestão para a produção - 9h/a, Marketing para grupos de produção - 12h/a e Trabalho em grupo - 6h/a, sendo 20 vagas para cada oficina. Totalizando 32h/a de oficinas.

As próximas atividades do Mobilizando se darão na culminância das oficinas, através do Seminário de Economia Solidária como Mecanismo de Promoção do Desenvolvimento e da Cidadania, realizado no próximo dia 16. Na ocasião, serão apresentados o material produzido pelos participantes das oficinas durante a semana, a construção de planos de negócios comprometidos com a Economia Solidária, a formação de novos grupos que se integrarão a estes e a capitação de financiamento para implantação dos empreendimentos.

Primeira Fase

Na primeira fase do Mobilizando foi realizada a seleção e a capacitação dos agentes de desenvolvimento solidário e da equipe técnica. As capacitações aconteceram, respectivamente, em Mobilização e Relações Humanas, Economia Solidária e Ressocialização, totalizando 93h/a. Além disso, foi realizada a construção do diagnóstico, através de estudos, visitas, elaboração e aplicação de formulários para identificação das entidades e empreendimentos de Economia Solidária ou que atuem na perspectiva da ressocialização de jovens em conflito com a lei, egressos do sistema prisional e/ou seus familiares, moradores do Território de Paz do Grande Bom Jardim,

Essa é uma iniciativa executada pela Ocisp Tercon Brasil, numa promoção do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES e do Ministério da Justiça, no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário