Por Indyra Tomaz
Com direito a bolo gigante, apresentações artísticas, oficinas de artesanato, a presença da comunidade do Território de Paz do Grande Bom Jardim e de autoridades responsáveis pelas ações de segurança pública e articuladores de projetos voltados para o combate à violência, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania completou, no último dia 01, um ano de atuação nos bairros da Granja Portugal, Granja Lisboa, Bom Jardim, Canindezinho e Siqueira.
Em sua fala, o diretor geral da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, Arimá Rocha, apresentou a proposta e atividades realizadas pelo Pronasci como uma mudança no paradigma da segurança pública que jamais havia sido pensada. “É preciso perceber a dimensão do programa, que trouxe, pela primeira vez no Brasil, o debate sobre segurança pública para todas as esferas, seja municipal, estadual e federal, além da sociedade civil”, ressaltou Arimá.
Dentre as autoridades presentes, participaram do evento o secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira; o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Nival Freire; a articuladora estadual do Pronasci, Mariana Abreu; o secretário da regional V, Récio Araújo; o coordenador geral da Central Única de Favelas, Preto Zezé; além de representantes de diversas secretarias estaduais e municipais.
No evento, também aconteceu o lançamento das campanhas Desarmamento Infantil e Entrega Voluntária de Armas e Munições. Além das pré-inscrições para as oficinas de Geração de Trabalho e Renda com valores na Economia Soldaria – Ecosol, do projeto Mobilizando Para Uma Nova Economia, realizadas simultaneamente nos bairros do Território de Paz, de 06 a 11 de dezembro; a certificação de 62 Mulheres da Paz da Granja Lisboa e 78 Mulheres em Ação pela conclusão nos cursos de formação.
Atividades
Durante o dia de aniversário do PRONASCI, a comunidade mostrou um espetáculo de cores, música e artesanato. Entre as atividades executadas no evento, foram destaque o hip-hop, o grafite e a orientação para a produção artesanal de chaveiros e trançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário